Carta do Bispo Auxiliar | Dom Guilherme Calixto

 

Gabinete Episcopal

Dom Guilherme Calixto

________________________________

Carta a Toda Arquidiocese de Belém
________________________________

A toda Arquidiocese de Belém, aos filhos e filhas amados desta Igreja particular, e a todos os que tiverem acesso a esta mensagem de comunhão e fé,

Saúdo-vos com fraterna alegria em Cristo Jesus, nosso Senhor, único Caminho, Verdade e Vida, Aquele que conduz a barca da Igreja em meio às tempestades e que não deixa faltar o sopro do Espírito sobre cada coração fiel.

É com o coração profundamente agradecido, e também com a humildade de quem reconhece ser apenas servo do Evangelho, que elevo minha voz a toda a Província de Belém, especialmente às tribos irmãs que habitam a região de Ímola. Vós sois sinal de resistência, tradição e esperança; vós sois memória viva que, enraizada na história, enriquece a Igreja com vossa cultura, vossa identidade e vosso testemunho de fé.

Nestes anos e meses de caminhada, tive a graça de presidir diversas celebrações e também de concelebrar com tantos irmãos no ministério. Cada Santa Missa, cada rito sagrado, cada bênção derramada, foram para mim não apenas dever pastoral, mas oportunidade única de contemplar a beleza da unidade do Povo de Deus. Ali, na diversidade de dons e carismas, vi o cumprimento das palavras do apóstolo: “Há diversidade de ministérios, mas um só é o Senhor.”

Não poderia deixar de elevar minha sincera gratidão aos Senhores Deputados Federais que me acompanharam com tão fiel proximidade. Em momentos de alegria e de luta, nos dias de honra e também nos de provação, vós não deixastes de manifestar apoio e solidariedade. Foi vosso amparo que muitas vezes se fez presença providencial, ajudando-me a continuar a missão evangelizadora com firmeza e coragem.

Com igual apreço, estendo minha palavra de reconhecimento a todos os batalhões que me acolheram com tanta honra, abrindo suas portas para que a bênção de Deus fosse derramada sobre homens e mulheres que servem com destemor. Lembro com particular carinho dos irmãos dos RPG’s da RCC, DIM, DME, SAWT, DIC, DOP, PMHH e DPH, cada qual testemunhando que a fé não se restringe apenas ao templo, mas se faz presente também nas frentes de batalha, nas estradas da vida, nas trincheiras da esperança.

De modo particularíssimo, não posso deixar de manifestar reverente gratidão à Grã-Duquesa de Ímola, Madre Dra. Regina Elizabetha Maria Madalena Perpétua Aparecida Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Calcutá Nazareth de Bragança e Bourbon von Richthofen Versace Knowless-Germanotta Urach Bismarchi Gleise de Jesus Menezes Fischer Geisy Arruda dos Palmares Mohammed Rousseff Kim Jong-Un Ygona de Moura Laricel Matsunaga Nerfetiti Obama Trump Clinton Erundina Suplicy Zelesnky-Sarto Thatcher Netanyahu-Khamenei Mao Tsé-Tung Kennedy Meneghel de Macedo Machado Liberato Abravanel Braga Faustina Troiano Gimenez Camargo Winfrey Arariboia Frazen Diana Bündchen Josephine Ravassi Victoria Lavezzy Stramantina Haddad Odália Eulália Scherer Georgina Mary Bergoglia Roitman de Melo Rossi Kaxinawá, cujo nome se reveste de tamanha nobreza, mas cujo testemunho de fé e simplicidade em Cristo resplandece ainda mais. Sua presença, apoio e encorajamento têm sido para mim farol luminoso em minha trajetória pastoral, sustentando-me nos dias de incerteza e alegrando-me nos dias de conquista.

Registro também, com sincera estima, minha profunda consideração pelo Dr. Bryan dos Ouros, Coordenador Laical da Arquidiocese de Belém do Pará. Seu empenho, dedicação e zelo pelo serviço eclesial são sinais concretos da vocação laical que floresce e dá frutos em meio à vida da Igreja, sempre em comunhão com o ministério episcopal e presbiteral.

Com filial devoção, presto minha homenagem ao nosso Arcebispo Metropolitano, Eminentíssimo Cardeal Dom Tomás, pastor solícito que guia o rebanho com prudência e firmeza; ao Núncio Apostólico, Eminentíssimo Cardeal Dom Marlindo, sinal de comunhão com a Sé Apostólica e com o Santo Padre; e a todos os presbíteros, religiosos, religiosas, seminaristas e ao amado povo fiel desta Arquidiocese. Vós sois presença viva do Evangelho no cotidiano, sois testemunhas do amor de Cristo que se manifesta nas casas, nos bairros, nas vilas, nas ilhas, e em cada periferia existencial onde a Igreja se faz presente.

Por fim, desejo deixar registrado um testemunho pessoal que guardo em meu coração como tesouro espiritual: a vivência cotidiana, marcada por desafios, lutas e não poucas vezes por momentos de cansaço e desânimo, foi também escola de perseverança. Aprendi que a fé não se esfria quando se confia no Senhor, que a esperança se renova quando se olha para o povo simples e fiel, e que a caridade se fortalece quando se caminha junto, sem medo, de mãos dadas. Muitos dias foram difíceis, mas cada dificuldade tornou-se degrau que me ajudou a subir na confiança em Deus.

Neste momento, encontro-me bem em meu Palácio Episcopal, recolhendo-me em descanso e oração, a fim de renovar minhas forças para regressar a Belém com todo o ardor, gás e dedicação necessários para abalar o inferno e resistir a toda tentação. Retornarei com júbilo no coração, levando bênçãos e novidades a todos os fiéis desta Arquidiocese. Meu retorno para Belém está marcado para o dia 17 de setembro, e, na sequência, partirei novamente em direção a Roma, a fim de participar dos trabalhos do Conclave.

Que o Senhor, que é fiel em todas as suas promessas e que jamais abandona aqueles que nele confiam, continue a abençoar cada um de vós. Que Maria Santíssima, Rainha da Amazônia, nos cubra com seu manto protetor e que o Espírito Santo reacenda sempre em nós o fogo do primeiro amor.

Com gratidão, oração e bênção,


Dom Guilherme Calixto
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém
Bispo Referencial do Vicariato Episcopal Copacabana-Ímola
Secretário da CNBB
Secretário do Dicastério dos Cáritas
Chanceler da Cúria da Metrópole

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem